TechBiz: a melhor avaliação inicial MPS-BR Nível C dos últimos tempos

 
 
Avaliadores externos se surpreenderam com a organização da empresa e o envolvimento de toda a equipe nos processos.
 
A TechBiz Informática finalizou 2010 não só garantindo a sua aprovação na primeira fase do nível C do programa MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), mas também recebendo o mérito da melhor avaliação inicial nos últimos tempos na categoria.  O crédito foi concedido pela equipe formada por três avaliadores da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia) do Rio de Janeiro, que juntamente com os três avaliadores da própria TechBiz, analisaram a conformidade dos processos da empresa aos padrões estabelecidos pelo  MPS.BR.
¨Os avaliadores externos disseram que nunca haviam visto um poder de organização e mobilização interna tão grande em uma empresa¨, conta Leila Ribeiro de Oliveira, coordenadora de processos e qualidade da TechBiz Informática. ¨E o nível de exigência deles é muito alto¨, ressalta. 
O programa – coordenado pela SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), com apoio do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), SEBRAE e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) –, tem como objetivo fazer com que as empresas de TI alcancem metas de maturidade nas áreas técnicas e de mercado. Com isso, é possível garantir a qualidade do software brasileiro e sua equivalência ao produto internacional.
¨Demos um salto qualitativo no teste e no desenvolvimento de software e  garantimos a abrangência de toda a organização na melhoria dos processos¨, diz o gerente técnico da TechBiz Informática, Rafael Velasquez.
A TechBiz Informática, que já possui o certificado Nível F, finaliza em abril sua evolução ao nível C do MPS-BR, definindo e implementando dez novos processos (veja box abaixo). ¨Na avaliação inicial, alguns pontos bastante elogiados foram a Gestão de Portfólio, o Processo de Validação dos requisitos, ou roteiro de teste, o Processo de Review e a forma como o processo é estruturado na rede interna¨, conta Leila.
 
 
ACULTURAMENTO
Outro ponto forte da TechBiz Informática, segundo os avaliadores, foi o envolvimento de toda a empresa na certificação. Para além dos treinamentos sobre o assunto, a empresa investiu no aculturamento da equipe através de uma gincana interna com duração de duas semanas e com direito a prêmio: um fim de semana em um hotel-fazenda para a equipe vencedora.
Atividades como “Adivinhe o Processo Padrão” e “Perguntas Pingue-pongue” – entre elas, “Como se chama a reunião de abertura do projeto?” – mobilizaram todos os funcionários a estudar os processos e conceitos do MPS-BR.
“A gincana fez com que as pessoas entendessem, gostassem e achassem importantes os processos estabelecidos pelo MPS-BR. Os profissionais da TechBiz já estão conscientes das suas necessidades e não é mais preciso que a equipe de Processos lhes aponte possíveis problemas”, diz Leila, a idealizadora da gincana. 
A iniciativa foi tão bem-sucedida que irá virar tema de Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-graduação que Leila faz em Gestão Estratégica de Processos de Negócio com o título de “Promovendo o Aculturamento na Implantação de Processos Organizacionais”.
 
 
 
Assessoria de imprensa
Roberta Maia
(21) 8290-4653

 

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...