A jornada para a TI como serviço

A TI  não mais vista como centro de custo, mas como centro de valor estratégico para os negócios.

 

TI como serviço é a transformação da TI em uma abordagem mais voltada para os negócios, que se concentra em resultados, como eficiência operacional, competitividade e resposta rápida. Isso significa que a área de TI, em vez de produzir serviços de TI, passa a otimizar a produção e o consumo desses serviços de forma consistente com os requisitos dos negócios. Desse modo, a função da área de TI muda de um centro de custo para um centro de valor estratégico.

É aí que entra a importância da Computação em Nuvem, um novo modelo para a Tecnologia da Informação (TI) que permite que a infraestrutura tecnológica de uma empresa opere de forma mais eficiente e responda mais rapidamente às estratégias do negócio. Na Computação em Nuvem aplicativos não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor. O conteúdo digital está disponível nas "nuvens", isto é, na internet. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto e pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora.

Em recente pesquisa realizada pela IBM* a maioria das corporações iniciou seus projetos de nuvem com ambientes de infraestrutura (74%) e/ou de desenvolvimento e testes (69%), áreas onde foram capazes de minimizar os riscos associados a este novo método de fornecimento e otimizar o seu retorno. Nesta mesma pesquisa foi identificado que em dois anos a situação mudou dramaticamente, com a crença de que as empresas terão projetos de nuvem implantados de modo significativo no processamento de transações, computação de alto desempenho, suporte e aplicações analíticas para tomada de decisões, aplicações comerciais e computação colaborativa.

Desafios

A pesquisa da IBM também aponta os principais desafios para adoção de computação em nuvem.

 

 

A TechBiz oferece soluções de nuvem privada que permitem que o departamento de TI se transforme em um provedor de serviços interno eficiente, ágil e amigável. Hoje, a equipe de TI pode criar e implantar uma nuvem privada que gere melhor eficiência e agilidade, aprimorando a segurança e a possibilidade de escolha. Ao mesmo tempo, a implantação de uma nuvem privada fornece um caminho prático para as nuvens públicas de alto desempenho e altamente dimensionáveis que estão sendo criadas por provedores de serviços reconhecidos. Adotando a solução robusta Techbiz (empresa parceira dos líderes mundiais do mercado de virtualização), as organizações têm a opção de colocar suas cargas de trabalho no local ideal.

 

* Rafael Velasquez é gerente de operações da TechBiz Informática. PMP (Project Management Professional); MCTS  (Microsoft Certified Technology Specialist); CSM (Certified Scrum Master) e  VTSP (VMware Technical Sales Professional).
** Pesquisa IBM: http://www-03.ibm.com/marketing/br/campaign/2011/downloads/ideias_da_comp_nuvens.pdf

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...