Fazer mais com menos

A NetApp, parceira da TechBiz em sistemas de armazenamento e gerenciamento de dados, apresenta no I Encontro TechBiz BeCloud casos e soluções para que empresas compartilhem sua infraestrutura e otimizem os seus recursos.

 

Especializada em sistemas de armazenamento, a NetApp acredita que a melhor maneira de demonstrar os benefícios de sua tecnologia é através de exemplos. Casos de sucesso de clientes como Yahoo!, DCI Banks e T-Systems, do Grupo Deutsche Telekom, estão na pauta da palestra que a empresa fará no I Encontro TechBiz BeCloud – O Caminho para a Nuvem, no dia 27 de setembro. O evento, realizado pela TechBiz Informática, reúne em Belo Horizonte, no Hotel Mercure Lourdes, especialistas em computação em nuvem da IDC, Cisco, CommVault, além da própria NetApp e da TechBiz.

O objetivo do encontro é esclarecer dúvidas e apontar caminhos para a adesão das empresas à computação em nuvem, modelo que deve movimentar US$ 10 bilhões em todo o mundo em aplicações de Cloud Privada, como servidores, storage e rede, segundo dados da IDC. “A proposta da Cloud Computing é fazer mais gastando menos. Muita gente ainda associa esse conceito a ter que deslocar a sua infraestrutura para um fornecedor de cloud externo. Mas, a Computação em Nuvem está mais relacionada ao compartilhamento de infraestrutura. O foco principal é a otimização de recursos”, diz Danilo Guaraná, gerente técnico da NetApp no Brasil.

Como funciona

A NetApp fornece a infraestrutura para quem fornece soluções de cloud computing para os clientes finais. Sua arquitetura unificada de storage, com gerenciamento inteligente dos dados armazenados, associada à suíte de infraestrutura em nuvem da VMware permitem a obtenção de resultados que comprovam a propagada otimização. “A T-Systems, do Grupo D Telekom, fornecedor de cloud computing, decidiu padronizar a sua infraestrutura em NetApp e VMware. E o Yahoo tem mais de 300 milhões de mail box ativos em um ambiente que roda 100% NetApp”, cita Danilo Guaraná.

O DCI Bank, outro cliente da NetApp, aposentou 85 servidores físicos após a consolidação de seu Data Center e reduziu sua necessidade de storage em 50% garantindo uma economia de 70% (ou US$ 125 mil) nos custos anuais com energia e refrigeração. Já a universidade Baldwin-Wallace College, também cliente NetApp, espera obter 194% de retorno sobre o investimento (ROI) em três anos com a virtualização de 92% de sua infraestrutura de TI.

Além da economia de máquinas e, consequentemente, de energia, os Data Centers inteligentes garantem maior rapidez, escalabilidade e custos reduzidos em provisionamento, recuperação, backup, teste e desenvolvimento.“A virtualização de servidores é uma tendência e já é realidade em vários clientes. Quem ainda não aderiu, em curto prazo vai pensar nisso”, diz o gerente da NetApp.

Tecnologia NetApp

Os clientes são capazes de:

• Reduzir o espaço físico do data center em 50%

• Aumentar a utilização de storage em 200% e o desempenho do sistema de storage em até 400%

• Obter um ROI de até 166%, como resultado da transformação do data center

 

OBS: Em Minas Gerais e em todo o Brasil, a TechBiz Informática realiza projetos com a tecnologia NetApp

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...