TechBiz Informática oferece nova geração de firewalls

Empresa firma parceria com a norte-americana Palo Alto Networks, que oferece solução de segurança da informação para atender às demandas da tendência da consumerização e do BYOD (Bring Yor Own Device)

 

Quando foi a San Francisco, nos Estados Unidos, para a RSA Conference 2012 – o maior evento mundial de segurança da informação –, em busca de novidades e novos parceiros, o diretor da TechBiz Informática Renato Maia não imaginava que uma empresa especializada em firewalls lhe chamaria tanta atenção. Mas, não qualquer firewall, e sim os chamados firewalls da nova geração. A principal solução da Palo Alto Networks, que em apenas sete anos de existência conquistou a liderança no Quadrante Mágico do Gartner em firewall corporativo, não só despertou a atenção do executivo, como incentivou a mais nova parceria da TechBiz Informática.

“O mercado de firewall foi desenvolvido a partir da premissa de construção de um perímetro que isolasse a empresa. Mas, esse perímetro tradicional está com os dias contados. Com a chamada ‘consumerização, hoje não dá para distinguir um ambiente interno ou corporativo do externo, do usuário”, diz Maia, referindo-se ao uso de dispositivos pessoais na empresa, uma tendência também conhecida como BYOD (Bring Yor Own Device). Segundo dados do IDC, na América Latina, 43% dos profissionais estão autorizados a acessar dados da empresa, seja e-mail ou qualquer outro tipo de aplicação, por meio de aparelhos pessoais.

Isso implica em novos desafios do ponto de vista de segurança da informação. O diferencial da nova geração de firewalls da Palo Alto Networks é permitir que as empresas identifiquem e controlem aplicativos, usuários e conteúdo, e não apenas portas, endereços IP e pacotes. Isso é possível a partir do uso de três tecnologias de identificação que garantem o uso seguro dos aplicativos em vez de limitar-se ao “tudo ou nada”, opção dos tradicionais firewalls que bloqueiam portas e são utilizados em muitas infraestruturas de segurança.

A tecnologia App-ID, classifica o tráfego gerado em todas as portas, a todo e qualquer momento – independentemente do protocolo, encriptação ou tática evasiva. A User-ID permite o uso seguro de aplicativos na rede por usuários ou grupos, não apenas endereços IP. Enquanto a Content-ID escaneia em tempo real o conteúdo, filtrando ameaças, controles web surfing e limitando dados e transferência de arquivos.

Em tempos de Web 2.0, a solução é um caminho seguro para manter a visibilidade completa de seus ativos e de sua rede, e controlar aplicações e conteúdo, por usuário e não apenas por endereço IP, para mais de 20Gbps sem perda de performance, independentemente de porta, protocolo, táticas evasivas ou encriptação SSL. A nova geração de firewalls da Palo Alto é recomendada para defender os perímetros da empresa de ameaças conhecidas ou não, proteger os Data Center, controlar usuários remotos e as filiais, além de ser uma opção de segurança para agências de governo para evitar os ciberataques.

 

 

Sobre a Palo Alto Networks

Fundada pelo visionário da segurança da informação Nir Zuk, a Palo Alto Networks oferece uma real inovação em firewall, baseada na tecnologia patenteada App-ID. Tanto os seus fundadores, quanto os gerentes e o corpo diretivo da empresa tiveram uma trajetória de sucesso em algumas das mais importantes empresas de segurança de rede e tecnologias correlatas nos últimos 12 anos. Participaram de eventos importantes, como o desenvolvimento da tecnologia stateful inspection, de segurança baseada em hardware e prevenção de intrusão. O time de engenheiros tem em seu currículo registros de entrega de soluções de rede e de segurança de alta qualidade para companhias como Check Point, NetScreen, McAfee, Juniper Networks, Cisco e muitas outras. Atualmente, a Palo Alto Networks é líder no Quadrante Mágico do Gartner em firewall corporativo.

Sobre a TechBiz Informática

A TechBiz Informática utiliza a Tecnologia da Informação para agregar valor ao ambiente de negócio, reduzir custos e beneficiar a infraestrutura de diferentes empresas. Centrada em duas grandes áreas de atuação – Infraestrutura e Operações e Centro de Desenvolvimento de Software – a empresa investe há mais de 15 anos em seu aprimoramento técnico e operacional, através de consultorias, certificações e treinamentos. Conta com importantes parceiros, como IBM, para a oferta de sistemas e modelagem do processo de negócio; VMWare, para soluções de virtualização; NetApp, para storage e gerenciamento de dados; além de Oracle, Cisco, Tibco e Microsoft.

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...