Computação em nuvem pauta evento em BH

II Encontro BeCloud reúne as empresas TechBiz, NetApp, VMware e Palo Alto Networks em torno dos temas gerenciamento, armazenamento e segurança dos dados virtualizados

 

Um ano após o I Encontro TechBiz BeCloud, uma nova edição do evento, realizado pela TechBiz Informática em parceria com a NetApp, VMWare e Palo Alto Networks, volta a acontecer em Belo Horizonte, no dia 30 de outubro. Diante de um mercado mais maduro em relação à computação em nuvem – o que se evidencia pelas últimas pesquisas, entre elas a do Gartner, que aponta o crescimento de 19% neste modelo em 2012 -, a TechBiz decidiu explorar temas sobre a melhoria do ambiente virtualizado. Estarão em pauta o aprimoramento da gestão, do armazenamento e da segurança dos dados virtualizados.

Se em 2011, mais de 18% dos participantes do primeiro evento citaram a falta de conhecimento técnico para aderirem à nuvem, em 2012 o nível de maturidade é maior. “No I BeCloud abordamos o caminho para que as empresas atingissem a nuvem. O foco agora é outro. Atualmente, a maioria das empresas já possui um ambiente virtual e gostaria de saber como gerenciá-lo de forma mais efetiva e como fazer com que a nova infraestrutura alavanque os seus negócios”, diz Luiz Perez, gerente comercial da TechBiz Informática.

Palestras

E ninguém melhor do que a VMware, líder global em virtualização e infraestrutura para a nuvem, para falar sobre esse gerenciamento. No começo de outubro, a empresa atualizou o seu portfolio para a gestão do ambiente de nuvem. A suite VMware vCloud passou a contar com a novidade VMware vCloud Automation Center 5.1, que simplifica e automatiza o gerenciamento dos serviços em múltiplas e heterogêneas nuvens. Todos esses benefícios serão apresentados ao público do BeCloud na palestra “Responda aos negócios com mais rapidez e simplifique as operações de TI, fornecendo os melhores SLAs para todas as aplicações. “A vCloud Suite também conta com o vCenter Operations, outra novidade”, diz Perez. O vCenter Operations Management Suite aplica análises patenteadas para integrar o gerenciamento de performance, capacidade e configuração, e oferecer a inteligência necessária para permitir níveis de serviço em ambientes de nuvem híbrida.

Para suportar esse ambiente, a solução de storage desenvolvida pela NetApp, outra parceira da TechBiz Informática, é fundamental e por isso também estará em pauta no II Encontro TechBiz BeCloud. Os participantes saberão como armazenar dados de maneira inteligente, a partir de uma arquitetura unificada, simples de usar e de administrar e integrada às demais aplicações.

Segurança

Estreando no Encontro, a Palo Alto Networks abordará um assunto especialmente crítico para a computação em nuvem: a segurança da informação. A empresa apresentará a sua tecnologia de firewall de próxima geração, capaz de identificar, controlar e provisionar aplicativos com segurança e verificar a presença de ameaças em todo o conteúdo, e em tempo real. “A nuvem é um caminho sem volta. Mostraremos como é possível oferecer as mesmas funcionalidades e benefícios de segurança do ambiente físico ao dividir o firewall em vários contextos virtuais”, diz Arthur Capella, gerente regional da Palo Alto NetWorks no Brasil. Capella fará a palestra “Next Generation Firewalls, benefícios da nova geração de firewall para a Segurança em ambientes Cloud”.

 

AGENDE-SE

II Encontro TechBiz BeCloud

Quarta-feira, 30/10/2012

Fogo de Chão Churrascaria - Rua Sergipe, 1208 – Savassi, Belo Horizonte

Programação:

08h30 – Welcome Coffee e Credenciamento

09h00 – Palestra de abertura – TechBiz Informática

09h20 – Palestra NetApp

10h10 – Intervalo - Coffee Break

10h30 – Palestra “VMware vCloud Suite: responda aos negócios com mais rapidez e simplifique as operações de TI, com melhores SLAs para todas as aplicações”

11h10 – Palestra “Next Generation Firewall: os benefícios do NGFW para a segurança em ambientes Cloud"

12h00 – Encerramento

12h10 – Almoço

 

NÚMEROS

  • O Gartner aponta crescimento de 19% do modelo de computação em nuvem, movimentando aproximadamente US$109 milhões pelo mundo.
  • Adoção de cloud computing dobrará até 2015, segundo a pesquisa “O poder da nuvem: inovação nos modelos de negócios”, conduzido com mais de 500 executivos pela divisão de consultoria da IBM com o instituto de pesquisa Economist Intelligence Unit.
  • O mesmo estudo global da IBM revela que 16% já processam aplicações em cloud e 35% pretendem adotar esse modelo em 3 anos para promover inovação e ganhar mais eficiência.
  • Entre os participantes da enquete da IBM, 56% indicaram a abertura de novos mercados e canais de implementação como um fator motivador no uso de cloud computing.
  • Segundo a “XIV Pesquisa Global de Segurança da Informação” – publicada pela Ernst & Young – 61% das companhias cogitam usar a computação em nuvem no período de 2012 a 2013, destacando que é uma prioridade financeira para os próximos 12 meses.

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...