Planejamento acurado na migração do Data Center da Jucemg

 

Movimentação crítica realizada pela TechBiz Informática foi concluída antes da data prevista e recebeu elogios da diretoria da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais

 

Um planejamento minucioso foi a garantia de sucesso da migração, realizada pela TechBiz Informática, do Data Center da Jucemg (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) para as instalações da Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais). Para que o Data Center fosse migrado de um prédio para o outro foram necessárias diversas intervenções técnicas por parte da equipe de tecnologia da TechBiz atuante na Jucemg, incluindo uma completa reestruturação da rede: implementação de VLANs para segmentação da rede, replicação de base LDAP, Reestruturação de firewalls etc.

Para realizar a migração física foi preciso parar o ambiente de TI da Junta Comercial, realizar o backup de todos os arquivos, sistemas e máquinas virtuais, fazer testes de desligamento dos equipamentos no local de origem e, finalmente, realizar o transporte com escolta, realizado por empresas especializadas. “É uma movimentação crítica. Se todos os problemas não forem corretamente mapeados e os processos bem definidos, os serviços on-line, extremamente importantes para qualquer empresa ou órgão público, podem ficar indisponíveis por um bom tempo”, diz Leonardo Gomes Duarte, administrador sênior de rede da TechBiz Informática.

Criticidade

Além do sistema utilizado internamente pela Jucemg, outros sistemas, como o Minas Fácil, que facilita a abertura de negócios por empreendedores mineiros, e diversos outros serviços oferecidos pelo site dainstituição não poderiam ser paralisados. “O impacto de qualquer paralisação é muito danoso para o Estado tanto do ponto de vista financeiro quanto da credibilidade”, diz Felipe Almeida, gerente de Tecnologia da Informação e Conhecimento da Jucemg. “Graças à competência da TechBiz, que contou com todo o suporte da Junta, especialmente da Diretoria da Gestão da Informação e Modernização, foi realizado um trabalho inovador e de grande sucesso”, completa.

O mapeamento de todo o processo de migração evitou maiores transtornos, inclusive, com a parada de um switch S.A.N. (Storage Area Network) – problema já previsto e rapidamente solucionado com o plano de contingência. Resultado: o projeto que demandaria quatro dias para ser executado, foi concluído em três. “Antes da data prevista já estávamos com o novo ambiente funcionando”, conta Duarte.

Reconhecimento

 

  • O projeto de migração do Data Center realizado pela TechBiz Informática foi reconhecido pela maisalta hierarquia da Jucemg.
  • “Em nome da Presidente e em meu nome, recebam nossos parabéns. Equipe unida e focada é sinônimo de sucesso!”, escreveu a chefe de gabinete da Junta Nélia Maria Lima.
  • “Gostaria de agradecer o empenho e a dedicação de todos os técnicos que participaram deste trabalho lento, silencioso e muito arriscado”, congratulou Alex Barbosa, da Diretoria de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg.
  • “Parabéns a todos que trabalharam, se dedicaram e comprometeram-se, tornando essa ação um sucesso”, escreveu, por sua vez, Eni Antonino, da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças.

 

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...