Aposta no Data Center Eficiente

CIOs mineiros participam de evento realizado pela TechBiz Informática e pela NetApp, nesta quarta-feira, em BH, sobre os benefícios da solução que promete reduzir em até 70% os custos com TI


Aposta no Data Center EficienteDe olho nas perspectivas de redução de até 40% no consumo de energia e de até 70% nos custos totais envolvendo a Tecnologia da Informação, empresários das principais indústrias de Minas Gerais confirmaram presença no evento realizado pela TechBiz Informática e pela NetApp sobre os benefícios da Virtualização, da Cloud Computing e do Data Center eficiente, no dia 14 de abril, em Belo Horizonte.

O interesse é um reflexo da necessidade das companhias em reduzir os custos com hardware, com o consumo de energia e com o espaço físico para o armazenamento de dados – o que também está mobilizando 1,6 mil CIO (Chief Information Office) de todo o mundo, que elegeu a Virtualização como prioridade de investimento em 2010, segundo a última pesquisa do Gartner.

“Reunimos os principais CIOs de Belo Horizonte para mostrar os benefícios de uma tecnologia que hoje tem movimentado os investimentos das principais empresas do mundo”, diz Hélio Maurílio, sócio-diretor da TechBiz Informática. Um dos grandes atrativos da Virtualização é a possibilidade de que um único processador físico comporte até 15 máquinas virtuais e rode simultaneamente várias aplicações de sistemas operacionais heterogêneos. Recursos que diminuem os custos e trazem benefícios para o meio ambiente, afinal, menos máquinas significam menor consumo de energia.

 

Eficiência

Outra vantagem é um melhor gerenciamento dos dados armazenados, já que a Virtualização permite aproveitar o tempo e o espaço que estão livres em uma máquina para processar outras tarefas em máquinas que estão no limite da capacidade. “A média de aproveitamento dos servidores – muitas vezes exclusivos para rodar aplicações específicas – é de 15% a 20%”, diz Hélio Maurílio. “E adquirir novos servidores significa ter maior consumo de energia, mão de obra para gerenciá-los e ocupação de espaço físico”, completa.

O mesmo acontece com o armazenamento de dados. Estima-se que as taxas de utilização de Storage são em média de 25% a 40%, sendo que grande parte dos dados armazenados em disco é redundante. “O Data Center Eficiente transfere o storage para um disco centralizado, com capacidade de expansão, e não o aloca mais em cada servidor. Esses discos armazenados em uma máquina única são distribuídos para as demais máquinas via software”, explica Renato Maia, diretor técnico da TechBiz Informática.

Para fornecer soluções como essas, a TechBiz Informática firmou parceria com a NetApp (Storage) e com a VMWare (Virtualização), gigantes internacionais de cada área.

 
Sobre a TechBiz Informática
A TechBiz Informática utiliza a tecnologia da informação para agregar valor ao ambiente de negócios, reduzir custos e beneficiar a infraestrutura de diferentes empresas. Com soluções de Data Center Eficiente, Virtualização, Pós-Virtualização, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Fábrica de Software, a TechBiz busca uma TI eficiente, ágil, moderna e flexível.

Sobre a NetApp
A NetApp cria soluções inovadoras de gerenciamento de armazenamento e dados que aceleram as inovações de negócios e proporcionam uma extraordinária economia de custos.

Blog TechBuzz

  • PMI estimula projetos sustentáveis
    Nos dias 19 e 20 de setembro o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, sedia o IV Congresso de...
  • Interação com o usuário
    No final de julho, a designer do Grupo TechBiz Glênia Braga concluiu o curso de especialização em Design de Interação...
  • Estatísticas
    Confira alguns dados do IDC sobre a Tecnologia da Informação: A Computação em Nuvem e a Virtualização devem liderar os investimentos...