Usiminas

Sistema e-fornecedor de Compra via Web - B2B

Uma das nossas melhores soluções desenvolvidas foi a implementação do sistema e-Fornecedores, que permite a compra via Web pela a Usiminas: uma solução especial por permitir a total integração dos fornecedores da Usiminas com as necessidades de suprimentos desta empresa, possibilitando uma redução significativa no custo da transação de aquisição de bens e produtos.

A Usiminas é um conglomerado de empresas do ramo siderúrgico, fundada em 1956, reunindo empresas como a COSIPA, Fasal e Rio Negro, Unigal e Usiminas Mecânica. Destaca-se como uma das maiores holdings do setor siderúrgico brasileiro, atendendo a toda a América Latina, além dos mercados japonês, americano e europeu.

Com volume de produção de 4,5 milhões de toneladas líquidas/ano de aço e um faturamento anual de R$ 2,3 bilhões, o Sistema Usiminas necessitava manter uma interação rápida, organizada e segura com seus fornecedores, a fim de garantir o nível de qualidade dos seus diversos produtos e serviços.

A partir destas necessidades, alinhadas à implantação do ERP (Enterprise Resource Planning) SAP/R3, identificou-se a necessidade de uma solução tecnológica que disponibilizasse o contato 24 x 7 com seus fornecedores, de baixo custo de desenvolvimento e com alta capacidade de integração com SAP R/3.

Solução

O sistema e-fornecedor realiza funções de e-procurement, permitindo uma maior aderência da cadeia produtiva entre o Sistema Usiminas e os seus fornecedores, destacando funções como:

  • Coleta de preços;
  • Acompanhamento de vencedores de coleta;
  • Envio pagamento para o banco e sua liquidação financeira;
  • Acompanhamento de desempenho de cada fornecedor;
  • Envio eletrônico das Faturas para a Usiminas.

O acesso On-line ao SAP R/3 garante as informações para todas as atividades do e-Fornecedores.

Descrição dos benefícios da Solução

Com a tecnologia Windows DNA (Windows Distributed Internet Applications Architecture) mais os benefícios da arquitetura .NET, o e-Fornecedores constituiu-se em uma solução tecnológica escalável, robusta, de fácil desenvolvimento e com alto grau de interoperabilidade em ambientes heterogêneos.

A solução e-Fornecedores é implementada em três camadas(tiers):

  • Camada de apresentação, que usa qualquer browser e protocolo HTTP;
  • Camada de regras de negócio, que é executada, sobre Windows 2000 Server, Microsoft Internet Information Server 5.0. e Microsoft Site Server Commerce Edition, sobre um servidor de alta performance, permitindo escalabilidade e disponibilidade da solução. Através do Microsoft Site Server Commerce Edition é feito o controle, monitoração de tráfego e gerenciamento do Webserver;
  • Camada de dados, composta de todos os dados do e-fornecedor, permite a pesquisa e atualização dos dados, com integração entre Windows e SAP R/3, através do pacote SAP Automation 4.5 A e do Bussines Connector. Com este pacote foi possível construir componentes transacionais de conexão, pesquisa, envio e acesso aos dados, rotinas e outras funcionalidades do SAP R/3.

Desde a requisição de compra até o pagamento do fornecedor, acontece uma integração total da cadeia produtiva. Quando o Sistema Usiminas necessita de um bem ou produto, o comprador entra com os dados da solicitação de cotação dentro do SAP R/3, que avisa via e-mail ao(s) fornecedor(es) da existência de uma nova solicitação de cotação.

O fornecedor envia a sua cotação, através de um formulário Web, onde constam sua cotação, proposta, local e prazo de entrega, impostos etc. Todo este procedimento é personalizado de fornecedor para fornecedor, além de uma possuir uma autenticação de segurança. De forma automática, esta cotação é armazenada no SAP R/3, para que, então, o comprador decida qual cotação que ira utilizar.

O sistema e-Fornecedores permite ao fornecedor consultar se venceu ou não uma determinada cotação de preços. Caso vencedor, poderá consultar o pedido de envio do bem ou produto. Além disto, o fornecedor poderá consultar os pagamentos de notas fiscais, faturas e outros documentos contábeis e, se desejar, permitir ao seu banco a consulta a fim de promover financiamentos e outras negociações financeiras entre ambos.

A autenticidade do cadastro do fornecedor é suprida através de uma interface que garante ao fornecedor o direito de atualizar alguns dados dentro do SAP R/3, bem como gerenciar suas senhas e contas.

Toda a conexão entre o sistema e o fornecedor é garantida utilizando a criptografia do protocolo SSL, além de controles de NTFS, Roles do MTS, Logins/User do SQLServer e perfil do SAP R/3.

 

 

 

Números Efo na Usiminas

 

  • 8.200 fornecedores cadastrados

  • 5.100 login's criados

  • 2.700 acessos por dia

  • 300.000 cotações atualizadas por ano

  • 80.000 pedidos colocados por ano

  • R$ 1,7 bilhões transacionados em 2001


  •  

     

     

     


    Benefícios

  • Redução de 80% nas ligações telefônicas entre o Sistema Usiminas e os seus fornecedores;

  • Redução de aproximadamente 50% no tempo de levantamento de cotações de preços;

  • Redução de 90% no uso de fax-símiles para cotação de preços;

  • Redução de 95% no uso de correio convencional para envio desenhos mecânicos;

  • Integração dos fornecedores ao sistema da empresa, com fornecimento imediato à necessidade de suprimento existente;

  • Exploração de novas informações estratégicas do SAP R/3;

  • Disponibilidade dos compradores para funções mais nobres, como negociação ou desenvolvimento de novos fornecedores.