Samarco

Implantação do Active Directory da plataforma Windows 2000

 Desde 1977, a Samarco Mineração S/A destaca-se no setor de minério de ferro pelo pioneirismo e investimento em tecnologia de ponta. Sua capacidade anual de produção é de 17 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro e 1 milhão de toneladas de minérios finos.

O ambiente anterior da Samarco, baseado no Novell Netware, não oferecia a agilidade e os níveis de integração suficientes para suportar os processos internos. A dificuldade de administração e segurança causaram problemas críticos para a equipe de administração e para os usuários, afetando diretamente os negócios da empresa.

A necessidade era a de implementação de um ambiente computacional em rede mais simples e integrado, do ponto de vista do usuário e do administrador da rede.

Solução

A solução inclui integração avançada e utilização do recursos de Active Directory da plataforma Windows 2000 em substituição ao ambiente Novell Netware.

Com o foco no cliente interno, a empresa optou pela implantação do Active Directory, tornando simples o processo de publicação e pesquisa por recursos em toda a sua rede corporativa.

A rede da Samarco, interligando os três sites remotos, contribuiu para suportar os três sistemas principais da empresa: o sistema de controle da produção, sistemas de comunicação e de trabalho em grupo. Com a utilização do recurso de autenticação integrado, robusto e uniforme, pôde suportar melhor os usuários com grande mobilidade na empresa, oferecendo acesso aos seus documentos e informações a partir de qualquer computador da empresa.

 

 

 


Benefícios

Conseguir um ambiente computacional mais simples e integrado foi a motivação que dirigiu de todas as ações da equipe de desenvolvimento do projeto na busca de uma solução mais completa. O suporte a sistemas down-level oferecido pelo Windows 2000 suportou toda a base já em operação e diminuiu consideravelmente o impacto do processo de migração nas tarefas diárias dos usuários.

Problemas no desktop dos usuários formavam a maior demanda para a equipe de suporte corporativo. A implantação da solução trouxe uma redução de 40% no tempo gasto com o suporte - ponto vital para o sucesso do projeto.