Mercantil do Brasil

Nova Solução de Agências

 O Banco Mercantil do Brasil, atento às novas mudanças que ocorrem no mundo da tecnologia e dos negócios, vem se modernizando de modo a manter e conquistar mais mercados, diversificando a sua carteira de produtos e serviços. Em Minas Gerais, está entre os bancos com maior presença em municípios, contando com um número aproximado de 200 agências no Brasil e em franco crescimento com um ritmo de 20 agências por ano.

Adotando uma postura mais agressiva no mercado, o Mercantil do Brasil optou por uma revitalização geral das suas agências, o projeto Nova Solução das Agências (NSA). Dentro desse escopo foram planejadas várias etapas do projeto a serem cumpridas. Como primeira etapa na área de TI, já foi construída uma estrutura de telecomunicações entre as agências e as suas regionais em todo o Brasil, de modo a estarem interligadas para troca de informações e consultas, permitindo uma maior velocidade e confiabilidade nas respostas. Como segunda etapa, a diretiva é a criação de uma plataforma sólida de sistema operacional e gerenciamento desse ambiente, para que nos próximos passos, que lidam diretamente com o negócio do cliente, sejam bem suportados por um ambiente confiável, tanto para os usuários, diretoria de tecnologia e principalmente seus clientes.

Soluções

A Solução implementa um ambiente de sistemas operacionais baseados na família Microsoft Windows 2000 - Server e Professional- e ferramenta de gerenciamento SMS2.0 , guiada pelos requisitos :

  • As agências têm autonomia, de modo que se a conexão entre ela e a regional for perdida temporariamente, os usuários ainda conseguirão efetuar a grande maioria das tarefas, como efetuar logon local, redigir documentos, acessar aplicativos, home directory, etc.
  • Os usuários e estações das agências são padronizados com as políticas do Windows 2000, o que garante que poderão trabalhar da maneira mais produtiva, além de facilitar o trabalho dos profissionais do suporte.
  • Com as políticas padronizando o ambiente do usuário, foi possível implantar uma ilha de internet de modo que os clientes possam acessar o site de Internet Banking do banco, a partir da agência, em algumas máquinas dedicadas para essa função.
  • Como existem três níveis de atendimento, eles são divididos de acordo com as suas atividades, e as devidas permissões são aplicadas nos diferentes níveis do Windows 2000, fazendo uso da sua característica de herança.
  • São 204 sites do Windows 2000, que correspondem às suas agências, postos de atendimento e centro de controle, permitindo que sejam todos gerenciados a partir de uma única localidade física.
  • Como os funcionários podem se mover fisicamente de uma agência para outra, as políticas ainda serão aplicáveis, por causa da flexibilidade do Active Directory em detectar o local onde a máquina usada pelo usuário está.
  • A arquitetura do Windows 2000 foi planejada de modo a oferecer o melhor em termos de gerenciamento, consistência, flexibilidade e replicação das informações, integrando-se com a plataforma Linux quando necessário, de modo que partes do ambiente operacional do Banco sejam preservadas.
  • O SMS2.0 está presente em cada agência com o Windows 2000 , possibilitando que as estações possam estar devidamente inventariadas, possuam controle remoto para que o suporte atue à distância e a distribuição de software seja possível, passando por links de 64 Kbps, em qualquer agência do Mercantil do Brasil.

O ambiente foi planejado de modo a que permita o crescimento do novo ambiente do Mercantil do Brasil e se adapte a ale, acompanhando o seu desenvolvimento, com novos produtos para pessoas físicas e jurídicas, home banking, leasing, seguros e outros mais.

Benefícios

Vários benefícios diretos podem ser vislumbrados pela utilização do Windows 2000 e do SMS2.0:

  • Redução do TCO, pela instalação automatizada das estações e servidores, assim como controle de utilização de espaço em disco.
  • Gerenciamento facilitado pelo Terminal Service e suporte remoto pelo remote controll do SMS2.0.
  • Localização facilitada dos recursos em um recipiente único, como usuários, máquinas, impressoras e grupos.
  • Inventário de HW e SW, mantendo assim um controle do que está instalado e em que estado está o parque computacional existente.
  • Distribuição automatizada de SW, facilitando implantação de novas versões e novos produtos de maneira transparante.

O Windows 2000 e o SMS2.0 atuam como fortes pilares na infra-estrutura de tecnologia que apóia uma expansão constante nos negócios, permitindo que se adaptem aos negócios, e não o negócio à tecnologia.