Lider ganha mais segurança e agilidade com parceria TechBiz/NetApp

Construtora optou pelas soluções de armazenamento da NetApp por suportar aplicações e servidores distintos e concentrar em um único produto várias funcionalidades.

Se, antigamente, um servidor de uma empresa com 250 GB de área para armazenamento dos dados era considerado grande, hoje essa capacidade é irrisória em companhias como a Construtora Lider, que em 2010, com um volume de informações cada vez maior, foi buscar um armazenamento mais eficaz, seguro e com backups mais rápidos. Depois de pesquisar várias tecnologias de Storage, a demonstração prática feita pela TechBiz Informática da solução NetApp dirimiu qualquer dúvida.

“Pesquisamos algumas soluções, mas nos encantamos pela ferramenta da NetApp por concentrar todas as funcionalidades em uma só caixa, o que facilita o treinamento, a implantação e o gerenciamento”, conta Roberto Reis, gestor da área de TI da Construtora Lider e sócio-diretor da empresa TGI (Tecnologia e Gestão da Informação). “Pensamos em escabilidade, já que o investimento inicial foi mais alto do que se comprássemos servidores convencionais. Mas, já prevemos o crescimento futuro a partir da mesma plataforma”, diz.

Na caixinha NetApp, três ferramentas nativas fizeram a diferença na Lider: o SnapShot, para backups on-line, sem paradas; a Deduplicação, para o armazenamento inteligente de dados, que evita salvar mais de uma vez a mesma informação; e o FlexClone, que replica virtualmente volumes de dados, sem requerer mais espaço de armazenamento e, portanto, sem comprometer a performance das maquinas.

No caso da Lider, eles também precisavam trabalhar em servidores distintos, Microsoft e Unix. “Normalmente, as soluções de armazenamento são uma vela para um santo só. Mas, isso não ocorre com a NetApp, que proporciona a comunicação com vários ambientes. Eu consigo trabalhar com soluções Unix, Microsoft, ter uma área para VMWare, utilizando os protocolos CIFS, NFS, ISCSI e Fiber Channel. E só a NetApp faz isso em um mesmo equipamento”, explica o analista de suporte pleno da TechBiz Informática Rafael Almeida.

Dia a dia

Situações usuais, que aumentam os registros gravados em um servidor, passaram a ser automaticamente administradas de forma mais eficiente. Por exemplo, em vez de criar novos arquivos a cada alteração de uma tabela de Excel que circula do departamento financeiro para a Diretoria, que por sua vez faz ajustes e a encaminha para outra área da empresa, que também a modifica, a solução da NetApp cria um arquivo matriz e realiza o “apontamento” de todas as cópias realizadas, através da chamada Deduplicação.

Informações deletadas, que tradicionalmente demandam o suporte dos profissionais da Tecnologia da Informação, em uma operação demorada – ir ao backup, pegar uma fita, varrer a fita, encontrar os dados perdidos e, finalmente, os liberar –, podem ser facilmente recuperadas pelo próprio usuário. Com a funcionalidade SnapShot é possível visualizar arquivos antigos e recuperá-los rapidamente.

“Não houve nenhuma mudança para os usuários na utilização do servidor de arquivos, mas na hora de recuperar um arquivo que foi apagado indevidamente, a agilidade e as opções de recuperação de dados fazem muita diferença. Hoje fazemos vários backups ao longo do dia, sem tomar tempo da nossa equipe de analistas e sem perder performance no servidor de arquivos. Além disso, o storage da Netapp é muito seguro, com a utilização da tecnologia RAID DP e com redundância de controladora, fonte e conexões de rede”, conta Roberto Reis.


Entre aspas

“Além da apresentação conceitual, a TechBiz Informática realizou uma demonstração do produto onde foi possível vê-lo funcionando. A abordagem comercial foi muito bem feita e a implantação, tão boa que nos surpreendeu”, Roberto Reis, gestor da área de TI da Construtora Lider e sócio-diretor da empresa TGI - Tecnologia e Gestão da Informação.