Ataque cibernético: tendências e prevenção
O processo de intensa digitalização da sociedade provocou uma mudança significativa nos padrões de criminalidade. O aumento expressivo nos ataques cibernéticos reflete a crescente transferência de atividades para o espaço digital, onde os criminosos encontram novas vias para a prática de delitos.
Esses números destacam a importância de se manter informado sobre as novas tendências em ataques cibernéticos e de adotar medidas de proteção tanto no mundo físico quanto no virtual. Neste artigo, você vai conhecer essas tendências e acompanhar dicas de como se proteger. Continue a leitura!
Cenário atual e tendências em ataques cibernéticos
Assim como a tecnologia avança, as ações criminosas também acompanham essa evolução. A inteligência artificial é um dos exemplos mais emblemáticos por já estar sendo usada para automatizar ataques.
Além dela, os ataques de ransomware estão mais sofisticados e o foco em infraestruturas críticas e cadeias de suprimentos são tendências que têm gerado preocupação nas empresas. Vamos entender melhor essas tendências e como elas estão impactando no planejamento de ações de segurança cibernética
Inteligência artificial
Uma das aplicações mais preocupantes é a criação de deepfakes, vídeos falsificados com alto grau de realismo, utilizados para propagar informações falsas, manipular e manchar a imagem de pessoas.
Imagine o impacto de um vídeo falso de um diretor executivo de uma empresa fazendo um anúncio que influencia o mercado de ações? Por meio da inteligência artificial, as atividades criminosas têm o potencial de prejudicar reputações, influenciar resultados eleitorais e gerar desordem social.
Os criminosos também estão utilizando a IA para automatizar ataques, como o phishing, tornando-os mais convincentes e difíceis de identificar. O phishing é uma forma de ataque em que os criminosos tentam enganar as pessoas para que forneçam informações sigilosas, como senhas e números de cartão de crédito.
Com o auxílio da IA, eles podem criar e-mails e mensagens de phishing que simulam ter sido enviados por pessoas ou empresas confiáveis, aumentando seu poder de persuasão.
Ataques de ransomware
Os ataques de ransomware são um problema recorrente no campo dos crimes digitais. Nessa modalidade de crime, um software malicioso (malware) é empregado para codificar os dados de um sistema ou dispositivo, bloqueando o acesso do usuário aos seus próprios arquivos.
Em seguida, os criminosos solicitam um pagamento, geralmente em criptomoedas, em troca da chave de decodificação que restaura o acesso aos dados. Essas ações podem ser direcionadas a indivíduos, organizações ou até mesmo entidades governamentais, e podem causar grandes perdas financeiras e operacionais para as vítimas.
Com o progresso das tecnologias de proteção, os ataques estão se tornando cada vez mais complexos. Os criminosos estão adotando técnicas de extorsão dupla, que consistem em, além de codificar os dados, ameaçar divulgá-los publicamente caso o pagamento não seja efetuado.
Ataques a infraestruturas críticas
Este tipo de crime virtual tem como alvo sistemas vitais, resultando na paralisação generalizada da oferta de serviços essenciais, como eletricidade, água, telecomunicações e transportes.
Para compreender a seriedade da situação, é fundamental saber que as infraestruturas críticas compreendem todos os sistemas que sustentam a sociedade. Elas englobam redes de energia elétrica, sistemas de abastecimento de água, hospitais, sistemas de transporte, redes de comunicação, instituições financeiras e muito mais.
O grande desafio associado a esses crimes é que eles podem desencadear efeitos em cadeia. Por exemplo, um ataque à rede elétrica pode prejudicar hospitais, sistemas de transporte, comunicação e outros serviços indispensáveis.
Proteger essas é um desafio complexo que exige planejamento e preparação, investimento em segurança digital e a implementação de um Plano de Resposta a Incidentes Cibernéticos (PRIC).
Ataques a cadeias de suprimentos
Muitos criminosos têm voltado sua atenção para a rede de fornecimento das empresas, que engloba seus fornecedores, parceiros e distribuidores. Comprometendo um ponto vulnerável dessa rede, eles podem obter acesso a informações sigilosas, sistemas e dados de diversas empresas simultaneamente, gerando um efeito em cadeia.
Essa estratégia permite que eles explorem fragilidades em empresas de menor porte ou com medidas de segurança menos robustas para atingir seus alvos principais, que podem ser grandes corporações ou entidades governamentais.
Uma vez dentro da rede de um fornecedor, por exemplo, os criminosos conseguem se mover lateralmente e acessar os sistemas de outras organizações que integram a rede de fornecimento.
Esses ataques podem ter diversas finalidades, como roubo de propriedade intelectual, espionagem industrial, sabotagem ou extorsão. As consequências para as empresas afetadas podem ser severas, incluindo perdas financeiras, danos à reputação, paralisação de operações e até litígios judiciais.
Como se proteger de ataques cibernéticos
Com o avanço dessas tendências, a prevenção, identificação e ação são três etapas essenciais na prevenção de riscos e redução de danos. O Grupo Techbiz, com suas divisões Techbiz Cyber (mercado corporativo) e Techbiz Forense Digital (forças da lei), oferece soluções completas e personalizadas para as diferentes etapas. Conheça!
Prevenção
Primeira linha de defesa contra os ataques cibernéticos, a prevenção é sempre a melhor forma de agir, já que ela promove um grau elevado de redução de danos.
Na Techbiz Cyber, as empresas acessam uma gama de serviços especializados que incluem a implantação de laboratório forense, de processos forenses, simulações de ataque, pentest e análises de malware.
Implementação de laboratório forense
Avaliação, fornecimento e instalação de tecnologias para a criação ou modernização de laboratórios forenses. Soluções completas de hardware e software para a coleta forense, processamento e análise técnica em equipamentos e mídias digitais, além de soluções de e-discovery.
Implementação de processos forenses
Procedimentos estruturados para investigações digitais, que abrangem desde a identificação até a documentação de provas digitais. Serviços que incluem a seleção de ferramentas tecnológicas e a criação de fluxos de trabalho para assegurar a conformidade com normas regulatórias.
Simulação de ataques, testes de penetração e análise de malware
Identificar e corrigir vulnerabilidades antes que se transformem em ameaças reais. Simulação de cenários reais para detectar vulnerabilidades; testes de penetração (pentest), que exploram falhas específicas para avaliar potenciais comprometimentos; e análise de malware, que investiga programas maliciosos para compreender seu funcionamento, impacto e origem.
Identificação
A descoberta de um ataque digital em progresso — ou que já ocorreu, mas ainda não foi detectado — pode minimizar os danos e evitar perdas significativas. A Techbiz Cyber fornece serviços e produtos para o mercado corporativo, que abrangem: gestão de serviços forenses e digitais, coleta e processamento de dados e investigações corporativas.
Investigações corporativas
Análise de fraudes, perícia forense e cibersegurança, com atuação em sigilo e de acordo com a legislação vigente. A Techbiz também atua no combate a violações e no suporte para elaboração de documentação técnica.
Extração e processamento de dados
Realizamos a coleta, preservação, organização e análise de dados provenientes de dispositivos eletrônicos, sistemas digitais e ambientes computacionais. O objetivo é obter informações confiáveis e legalmente válidas para uso em investigações, auditorias ou processos judiciais.
Para as forças da lei, a Techbiz Forense Digital oferece produtos que dão suporte a todo o processo de investigação e perícia digital para crimes cibernéticos, desde a coleta até o gerenciamento de casos e provas, incluindo também meios de recebimento de denúncias.
Fornecemos soluções para investigações em nuvem, em fontes abertas e em redes. Realizando a leitura e análise de dados provenientes das mais variadas fontes, sejam arquivos protegidos, dados em trânsito, rede, nuvem, OSINT, entre outros.
Ação
No âmbito empresarial, a Techbiz Cyber atua como consultora, orientando o cliente sobre como proceder diante de um ataque cibernético. Não executamos nenhuma ação direta, mas fornecemos todo o suporte e direcionamento para que a organização possa implementar as medidas necessárias para conter o ataque, eliminar a ameaça e restaurar seus sistemas e dados.
Salvaguardar sua empresa contra crimes digitais é um desafio que demanda uma abordagem abrangente, proativa e contínua. À medida que a tecnologia evolui, os ataques também se tornam cada vez mais sofisticados.
A Techbiz Cyber oferece soluções personalizadas para empresas, tanto em medidas preventivas quanto na detecção, reação e investigação de crimes digitais.
________________________________________________________________________________________
Diante da crescente complexidade dos crimes digitais, que abrangem desde ataques de ransomware e exploração da inteligência artificial até a invasão de dispositivos IoT e infraestruturas críticas, é fundamental que empresas e organizações adotem medidas de segurança abrangentes.
O avanço da tecnologia, embora traga inúmeros benefícios, também exige uma postura atenta e preventiva para evitar, detectar e responder às ameaças online.
A conscientização sobre as novas tendências criminosas, a implementação de soluções de segurança e a adoção de planos de resposta a incidentes são cruciais na proteção de dados, sistemas e informações confidenciais.
O Grupo Techbiz atua globalmente no desenvolvimento e distribuição das mais modernas soluções tecnológicas para perícia digital, investigação, segurança da informação, antifraude e auditoria. Visite nosso site e saiba mais!